Em Ubatuba existe a Gruta que Chora. Veja por que tem esse nome!
Essa atração do Litoral Norte de São Paulo é imperdível. Será que você conhece a Gruta que Chora ou sabe o motivo desse nome? Vamos te contar sobre a lenda que envolve a gruta, curiosidades, pontos turísticos próximos e localização. Continue a leitura!
Por que a Gruta que Chora tem esse nome?
Em formato de funil virado para a praia, a gruta tem segmentos vulcânicos. Por causa da vibração provocada pelas ondas em seu exterior, a água de uma nascente que passa por cima da gruta faz com que ela pingue do teto constantemente. Mas para explicar essa água que sai do teto, existe também uma lenda romântica.
Uma linda jovem que vivia na região, se apaixonou por um homem e toda noite deixava que ele entrasse em seu quarto. A mãe, percebendo um comportamento estranho na filha, começou a desconfiar e conversou com o marido sobre o fato. O pai ficou espiando o quarto da filha e viu um homem entrar, esperou até ele sair para segui-lo, e para sua surpresa, o homem se transformou em um monstro com cabeça de dragão e corpo de cobra.
Assustado, foi à procura do Frei Bartolomeu que estava na região por causa do centenário do Padre José de Anchieta. Ele e os fiéis foram até a gruta e, durante uma cerimônia, jogaram água benta em sua entrada. O monstro saiu da gruta para o mar, deixando-o com ondas bravas. A jovem ficou tão triste pela partida do amado que entrou na gruta e nunca mais saiu. De acordo com a lenda, todas as vezes que a jovem escuta vozes, ela chora, pensando que pode ser seu amado. Além desse, existem outras lendas e diferentes versões criativas para explicar o pinga-pinga da gruta.
Praia da Sununga
A Gruta que Chora é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, mas vamos falar também da Praia da Sununga. Por se tratar de uma praia de tombo, as ondas costumam ser mais fortes, ideais para praticar SkimBoard, tanto é que a praia sedia campeonatos do esporte. Por ser um mar muitas vezes agitado, não é recomendável para banho. Mas o cenário é perfeito para relaxar na areia, curtir o visual e comer nos estabelecimentos à beira-mar.
Pontos Turísticos próximos
A Gruta que Chora está bem próxima a Praia do Lázaro. A partir da Sununga, no canto esquerdo, é possível conhecer também a Praia do Lázaro e a Praia Domingas Dias a pé. A Praia do Lázaro é uma das mais populares da região, com larga faixa de areia (1,5 km de extensão), mar calmo e completa infraestrutura para atender seus visitantes. Lembrando que para conhecer a Domingas Dias, a caminhada é um pouco maior, pois terá que passar pela do Lázaro primeiro.
Como chegar a Gruta que Chora?
A Gruta que Chora está localizada no canto esquerdo da Praia da Sununga, na Rua Amílton Prado, parte sul de Ubatuba. Ela é acessível tanto por esta praia, quanto para quem vem da Praia do Lázaro. Do centro de Ubatuba até a praia, no sentido sul, são cerca de 16 km. Na Rodovia Rio-Santos, siga as indicações na estrada para encontrar a praia.
Entre as praias da Sununga e a do Lázaro existem excelentes opções de hospedagem para descansar pela região, uma das indicações é o Hotel Saveiros, a poucos metros da Praia do Lázaro.